Grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, comunica aquisição de 75% da Unigeo, que agora passa a chamar-se SGS Unigeo.

Destaques

09

Abril

2018

Escola de Agronomia da UFG debate as geotecnologias no campo

Parceria entre instituição e SGS Unigeo aproxima estudantes das necessidades do mercado profissional

Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) vão participar de palestra e mesa redonda com o tema “O perfil do agrônomo para o ambiente tecnológico da agricultura de precisão”, no dia 17 de abril, às 12h30, no Auditório de Melhoramento Genético da escola. O evento é parceria da instituição com a SGS Unigeo, empresa goiana de consultoria agrícola e integrante do grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação.

A parceria entre a universidade e a empresa visa aproximar os alunos da realidade do mercado profissional. A ideia é conscientizar sobre a importância do domínio das tecnologias que fundamentam a prática da agricultura de precisão, a qual exige do profissional o conhecimento em áreas complementares à agronomia.

Nori Paulo Griebeler, professor da Escola de Agronomia da UFG, explica que a parceria procura unir os conhecimentos expostos pela academia àqueles requeridos pelo mercado de trabalho, buscando, assim, tanto aumentar o interesse dos alunos pelo aprendizado teórico e conceitual quanto possibilitar o acesso à sua aplicação prática. Ele lembra que as tecnologias, como o geoprocessamento, estão presentes em praticamente todas as propriedades rurais, mesmo naquelas que praticam a agricultura tradicional ou de pequena escala.

“Ferramentas como imagens de sensoriamento remoto por meio do Google Earth e outros globos virtuais, e o posicionamento por satélite, por exemplo, já estão presentes de forma gratuita na casa das pessoas por meio da internet e telefonia. Outras  ferramentas, incluindo softwares e dados gratuitos, surgem constantemente. Nesse sentido, é necessário que os estudantes aprofundem seus conhecimentos de modo a entender as características, aplicações e limitações dessas tecnologias para a sua futura atividade profissional”, afirma o professor.

Mayklyns Linhares, mestre em geografia e analista de pesquisa da SGS Unigeo, vai ministrar a palestra aos universitários. Segundo ele, o objetivo é demonstrar a importância do conhecimento crítico em relação as geotecnologias para o profissional em agronomia. “Esse é um mercado extremamente tecnológico. Por isso, é necessário o conhecimento técnico e científico do processo. Os alunos precisam entender tanto a teoria e os conceitos relacionados ao seu uso quanto a sua aplicação técnica, para que, assim, possam ter uma visão crítica do sistema, o que superpõe a visão de meros usuários.”

Inscrições: http://bit.ly/APnaPraticaUFG (vagas limitadas)

CLIENTES E PARCEIROS