Grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, comunica aquisição de 75% da Unigeo, que agora passa a chamar-se SGS Unigeo.

Serviços e Soluções Correção de Solo

Esse serviço oferecido pela UNIGEO visa a correção do solo em áreas novas de cultivo sendo divido pelas principais fases abaixo:

 

O levantamento topográfico tem por finalidade descrever uma propriedade ou porção de terra quanto a sua forma em relação ao contorno e ao relevo, sua orientação, sem levar em consideração a curvatura da terra. Tal ferramenta é de suma importância para a definir áreas, dimensões, formatos e relevo de uma propriedade.

Neste sentido, a UNIGEO, de posse de equipamentos de alta precisão e profissionais qualificados, oferece aos seus clientes o mapeamento de sua propriedade fornecendo:


  • Mapa de uso do solo
Mapa de uso do solo
  • Mapas de talhões(*)
Mapa de talhões
  • Mapas de quadras(*)
Mapa de quadras
  • Mapa Altimétrico
Mapa altímetrico

(*) Disponível em alguns tipos de pacote

 

Além destas informações, o levantamento topográfico juntamente com o geoprocessamento dos dados, possibilitam a coleta georreferenciada de amostras de solos e a construção de mapas para aplicação de fertilizantes, corretivos e sementes em taxa variável, permitindo uma maior precisão e aproveitamento destes insumos na propriedade.

É uma divisão uniforme da área a fim de determinar pontos no campo onde deverão ser coletadas amostras de solo.
img006-lcece-grid-2014-6618178.jpg

Para que as grades amostrais e a zonas de manejo sejam representadas corretamente, todos os pontos de coleta das células que as compõe são georreferenciadas, ou seja, cada ponto é marcado por meio do Sistema de Navegação Global por Satélite – GNSS (GPS, GLONASS).

O georreferenciamento da coleta permite o acompanhamento temporal da fertilidade do solo nestes pontos e células de coleta, permitindo a avaliação de uma área ao longo das safras.

Não obstante, por meio da coleta georreferenciada, é possível que todo o processo de amostragem seja acompanhado e validado por software proprietário da empresa, garantindo uma maior confiabilidade e assertividade nos resultados, mesmo com o elevado número de pontos amostrais.

Coleta Georreferenciada

A partir dos resultados analíticos do laboratório, ligados a área amostrada, são gerados mapas dos componentes da fertilidade do solo, sendo estes: Teor de argila, Matéria Orgânica, Capacidade de Troca Catiônica (CTC), Cálcio, Magnésio, Saturação de Bases, Fosforo, Potássio e Enxofre. Mais de uma profundidade são mapeadas, de acordo com as peculiaridades do sistema produtivo.

Saturação por bases
CTC
Enxofre
PH
Fósforo
Matéria Orgânica
Magnésio
Potássio
Cálcio
Textura do Solo
  • CORRETIVOS E FERTILIZANTES (TAXA FIXA / TAXA VARIÁVEL)
  • MANEJO OPERACIONAL
  • SEMEADURA

 

Corretivos e Fertilizantes em Taxa Fixa e Variável

O solo em uma área agrícola apresenta uma variabilidade espacial muito ampla em relação aos atributos físico-químicos e produtivos, ou seja, apresentam valores diferentes nos diversos pontos da lavoura, dependendo das dimensões, relevo, material de origem, clima local, profundidade, entre outros.

Assim, para o processo de recomendação de corretivos e fertilizantes, devem ser considerados atributos tais como: a textura e fertilidade do solo (obtidos a partir das análises de solo), históricos de produtividade e de manejo das áreas agrícolas, além da produtividade almejada, dentre outros. Desta forma são geradas as recomendações para aplicação em taxa fixa ou variável, as quais prescrevem a quantidade aplicada de insumos de acordo com a necessidade específica de cada ponto da lavoura.

A aplicação de insumos em taxa variável permite, ao longo do tempo, uma maior homogeneidade relacionada aos atributos de fertilidade do solo. Além disso, possibilita o uso racional de corretivos e fertilizantes. A UNIGEO, fornece aos seus clientes os seguintes produtos:


  • Recomendação de corretivos em taxa fixa/variável;
Recomendação de Gessagem
Recomendação de Calagem
  • Recomendação de fertilizantes em taxa fixa/variável.
Recomendação de KCL
Recomendação de MAP

Manejo Operacional 

 

Em busca das condições ideais para uma boa implantação de uma cultura, diferentes formas de manejo do solo devem ser adotadas. Diante disto e de posse dos dados da área agrícola, a UNIGEO fornece as informações necessárias para um correto manejo do solo de acordo com a sua necessidade. Estas informações incluem, por exemplo, a necessidade de descompactação do solo, manejo da cobertura do solo, manejo da matéria orgânica, incorporação de restos culturais e corretivos, dentre outros. Para tanto, todas estas decisões são tomadas de forma a garantir a qualidade dos solos, evitando a sua degradação e perda, garantindo o bom desenvolvimento das raízes e a manutenção das condições adequadas do solo.


Semeadura

 

A fim de garantir um melhor aproveitamento do potencial produtivo de cada área em função de suas características específicas, refletindo isso no potencial de produção da cultura, a distribuição das sementes pode ser realizada tanto em taxa fixa ou variável. Para tanto, a recomendação  poderá ser realizada em função de alguns fatores, como: Potencial produtivoTextura do soloFertilidade do soloVariedadeManejo Clima, Etc.

CLIENTES E PARCEIROS